full
color
#d9d9d9
http://www.apgico.pt/sites/ipei/wp/wp-content/themes/smartbox-installable/
http://www.apgico.pt/sites/ipei/
#F15A23
style2

SOBRE A APGICO


A Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação - APGICO, fundada em 2007, destina-se a desenvolver, divulgar e promover conhecimentos e experiências na área da gestão da criatividade e da inovação organizacional, ajudando a criar condições para a competitividade das empresas e eficácia das organizações. Apresentação da APGICO
Para mais informações:
(+351) 289 093 327

CONVIDADOS

Conheça as entidades convidadas para as incubadoras.

Incubadora em Faro – 12 de Março

Construção de Projetos de Marketing Social

 António Barão

Nascido em 1958, foi funcionário público na CCDR, durante 25 anos. Desde sempre ligado ao Instituto D. Francisco Gomes – Casa dos Rapazes, chegando a presidente há 15 anos. Desde cedo integrado no mundo do futebol/desporto, desde jogador a treinador e atual presidente do S.C.Farense, “agarrou”, mais recentemente, um novo projeto – a Instituição CIMFARO II – Casa do Idoso do Meio Rural de Faro II.

 Nelson Ferreira

Nelson Luis Antunes Ferreira 52 Anos;Engenheiro Civil – Projetos de Edifícios e Infraestruturas, Gestão de obras, Avaliações Imobiliárias e Fiscais e Peritagem de Processos Jurídicos; Sócio da existir desde JN 1996:2000 a 2002 – Presidente da Direção; 2002 a 2005 – Secretário da A.G.; 2005 a 2008 – Secretário da A.G.; 2014 a 2016 – Presidente da Direção.

 Gonçalo Rodrigues

Com uma forte actividade associativa em diversas Organizações Nacionais e Internacionais, nomeadamente: AIESEC, Rotary International, Planet Earth Institute e Associação Entremundos (à qual Preside), aproveitou as iniciativas em que colaborou para incrementar as suas relações sociais e capacidades de gestão estratégica em diversos projectos de inovação social, nomeadamente os Polio-plus (erradicação da Poliomielite), REMIX (Design Social) e +Skillz. Percorrendo um caminho formativo ligado às tecnologias de informação, comunicação e inovação, iniciou o seu percurso académico nas licenciaturas de Gestão e Ciências da Comunicação, mantendo posteriormente a ligação à UAL, integrando o seu Corpo Docente bem como da Universidade de Lisboa – ISEG. Cumpriu profissionalmente, diversos desafios em empresas criativas e tecnológicas tal como: Edigma.com, Displax, ICTVR e Invisible Touch (CEO). Integrou a equipa da Agência de Marketing Digital EXCENTRICGREY, nas qualidades de Director Comercial e Director de Marketing, gerindo as marcas: Vodafone, Nestlé, Microsoft, StarWars, MTV, EDP Renewables, Nokia, EDP, Samsung, Cetelem, Reckit Bekinser, Millennium, Danone, etc. Desempenha actualmente as funções de Partner na Empresa de Tecnologias de Informação, Closer – Consulting.

 Rita Severino

Com 37 anos, nascida e crescida em Lisboa até aos 15 anos, altura em que por motivos profissionais do meu pai nos mudámos para Faro, onde fez o curso de ciências da comunicação da Universidade do Algarve. Regressou a Lisboa onde esteve 10 anos na Média Capital Radios como produtora de programas da manhã, e com o aparecimento do Radio Clube Português fui produtora executiva da estação dedicada a todos os especiais de informação.Há 5 anos que está na TVI/TVI24 como produtora de informação em programas diretamente relacionados com política, pesquisa, recolha de informação, preparação de dossiers para entrevistas, debates, especiais de informação, etc.Foi no meio desta azáfama que decidiu criar a SARDINHA FRESH SOUVENIRS, uma loja de produtos nacionais inspirada na VIDA PORTUGUESA de Catarina Portas. Quando abriu a SARDINHA, há quase 3 anos, não havia no Algarve uma loja que servisse de montra ao que se faz em Portugal, às fábricas centenárias que são um espelho da excelente manufatura nacional. Situada na zona histórica de Loulé, junta a tradição e a inovação – novos designers e antigas fábricas com história e que fazem parte da cultura nacional.

 Carlos Marques

Ao longo de um percurso profissional imprevisível e diversificado, com passagens desde a Aeronáutica ao Design da Comunicação, foi na publicidade (no exigente mercado publicitário em Lisboa), que explorou a sua vertente mais criativa e empreendedora. Empresário desde 1995, em empresas no sector gráfico e da comunicação, com formação superior em Gestão de Marketing e Publicidade, acumula atualmente funções de gestão na BIG IDEA com as de formador e consultor, principalmente em áreas do marketing, comunicação e criatividade aplicada.

 Alex Moreira Barcia

Filho de espanhóis, nascido na Galícia imigrou para Nova Iorque com nove anos. Foi empregado e gestor da firma Barretti, de demolicao interior, durante cuarenta e nove anos. Foi bombeiro voluntario na busca e salvamento nas Torres Gémeas (11 de Setembro), tendo decidido passar a sua reforma em Portugal, como bombeiro voluntário, em S.Bras de Alportel. Trabalha com S.Bras solidario, rancho tipico saobrasense e ajuda a camara municipal com a comunidade estrangeira.

 Nídia Cavaco

Licenciada em Educação e intervenção Comunitária, tendo concluído também a Pós-Graduação em Ciências de Educação, na especialização em Educação e Formação de Adultos.Tem desenvolvido trabalho na área social e educativa, nomeadamente enquanto Diretora e Chefe da Divisão de Ação Social e Educação da Câmara Municipal de Faro e anteriormente desempenhou ainda o cargo de Chefe da Divisão de Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Tavira, de Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Tavira e de Gestora do Gabinete de Apoio à Vítima de Tavira. Integra o Conselho Municipal de Educação de Faro. Tem coordenado equipas de intervenção e de planeamento, no âmbito de grupos populacionais considerados vulneráveis, nomeadamente os idosos, os toxicodependentes, a população imigrante, os arrendatários sociais e os sem-abrigo, entre outros. Com um envolvimento em projetos de âmbito social e na operacionalização do Conselho Local de Ação Social, possui um conhecimento profundo da realidade social concelhia.

 Pedro Bartilotti

Nasceu no Porto em 1967 e reside em Faro desde o ano de 1978. Estudou na Escola Secundária João de Deus, tendo tirado o curso de Animador Cultural e ingressado na Escola de Hotelaria e turismo de Faro, onde terminou o curso de Técnico de Empresas e Actividades Turísticas. É director da Sociedade dos “Artistas” em Faro desde 1994 e é igualmente membro da AGECAL – Associação de Gestores Culturais do Algarve. É desde 2004 director da empresa Blind Note ligada á organização e produção de espectáculos. Destacamos a participação em Faro Capital da Cultura 2005, no dia de Portugal Expo de Saragoza 2008, bem como da direção de várias feiras e festivais, desde o Festival Adentro em Faro (2011,2012 e 2013) ao OLLINKAN FESTIVAL 2005 e 2007 no México. Foi convidado pelo Turismo do Algarve para programar a área de animação de Rua e Novo circo do programa Allgarve.

Incubadora em Lisboa – 27 de Março

Construção de Projetos Empresariais para a Inclusão

 Gonçalo Rodrigues

Com uma forte atividade associativa em diversas Organizações Nacionais e Internacionais, nomeadamente: AIESEC, Rotary International, Planet Earth Institute e Associação Entremundos (à qual Preside), aproveitou as iniciativas em que colaborou para incrementar as suas relações sociais e capacidades de gestão estratégica, em diversos projectos de inovação social, nomeadamente os Polio-plus (erradicação da Poliomielite), REMIX (Design Social) e +Skillz.Percorrendo um caminho formativo ligado às tecnologias de informação, comunicação e inovação, iniciou o seu percurso académico nas licenciaturas de Gestão e Ciências da Comunicação, mantendo posteriormente a ligação à UAL, integrando o seu Corpo Docente.Cumpriu diversos desafios em empresas criativas e tecnológicas tal como: Edigma.com, Displax, ICTVR e Invisible Touch (CEO). Integrou a equipa da Agência de Marketing Digital EXCENTRICGREY, nas qualidades de Director Comercial e Director de Marketing, gerindo várias as marcas importantes.Desempenha actualmente as funções de Partner na Empresa de Tecnologias de Informação, Closer – Consulting.

 Susana António

Nasceu em Lisboa em 1979. Licenciada pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa em Design de Equipamento, frequentou também um ano da licenciatura no Politécnico di Milano.Desde o primeiro projeto apresentado na Experimenta Design de 2005 que se envolveu no design colaborativo com instituições e grupos específicos da comunidade. A criação de marcas como a Pick-it (2005), Toma Lá (2010), Os Miudos do Bairro (2012) e A Avó Veio Trabalhar (2013) ajudaram a sustentar as ações desenvolvidas e a promover o empreendedorismo social.É consultora de diversas entidades, abordando questões como a intergeracionalidade e a aplicação das ferramentas criativas do design para a resolução de problemas sociais como a solidão, isolamento sénior, a integração dos cidadãos imigrantes nas nossas comunidades, acompanhando os projetos selecionados nos concursos.É uma das designers que colabora com o projecto Remix no Bairro do Armador em Lisboa, tendo criado 6 peças para o projecto e fazendo a capacitação da primeira oficina de produção.Desde 2011 que é professora convidada da Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha.

 Ângelo Campota

Ângelo Campota nasceu no Porto, Portugal, a 17 de Julho de 1982. Com uma licenciatura em Psicologia, obtida no ISMAI (Instituto Superior da Maia) em 2005, seguiu a sua paixão pela Arte, especializando-se em Arte-terapia. A sua carreira levou-o ao Projecto reMix, um projecto de intervenção comunitária, realizado no Bairro do Armador, em Lisboa, desde 2011.

 João Meneses

Licenciado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa e mestre em Estudos do Desenvolvimento no ISCTE-IUL, coordena atualmente o GABIP Mouraria, da Câmara Municipal de Lisboa. Dá aulas de Gestão na Universidade Católica Portuguesa e no ISCTE-IUL e é membro da Direção estatutária de duas associações sem fins lucrativos – a TESE e a SKAPE.

 Pedro Calado

Com 38 anos, é mestre em “Exclusão, Sociedade e Território” pela Universidade Clássica de Lisboa. Foi professor do ensino secundário, trabalhou num centro de formação como assessor do diretor e, desde, 2001 desempenha funções no Programa Escolhas onde é, desde 2007, o seu diretor.Representa o Programa Escolhas em diversas redes nacionais e transnacionais relacionadas com a participação juvenil, prevenção da violência urbana e inclusão social. Em 2003 recebeu o Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade Juvenil, atribuído pela União Europeia.É investigador e docente universitário, sendo fundador e voluntário em diversas organizações do 3º sector em Portugal e no Canadá, onde se destaca a International Network on Youth Inclusion. É membro do editorial board do International Journal of Children and Adolescent Resiliency.

♦ Cláudia Pedra

Sócia fundadora e Managing Partner da Stone Soup Consulting. Licenciou-se em Relações Internacionais no ISCSP (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas). Tem um mestrado em Estratégia, uma formação em Relacionamento Interpessoal e Trabalho de Equipa e um curso de Gestão de Projetos de Ajuda Humanitária. Tem 22 anos de experiência na área dos direitos humanos e mais de 10 anos em gestão estratégica. É coordenadora científica da Pós-Graduação em Gestão Estratégica do Terceiro Setor no Instituto Superior de Gestão e Coordenadora técnica da Bolsa de Valores Sociais. As suas áreas de especialidade na Stone Soup são a avaliação do impacto social, estratégias de scaling up e sustentabilidade financeira.

 Bernardo D’Orey

Tendo trabalhado no Reino Unido e Argelia, iniciou a sua carreira em Consultoria, tendo depois mudado para telecomunicações, onde trabalhou 8 anos, tanto em operadores como em fornecedores de tecnologia, onde assessorou sobre produto, fusões e aquisições.Depois de concluir o MBA em Londres, trabalhou na Banca e no aconselhamento de startups, quanto à estratégia e sucesso no mercado. Mais recentemente começou a desenvolver a minha própria startup.

♦ Catarina Maciel

Licenciada em Economia e Mestre em Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais,com o tema de tese: «Empreendedorismo inclusivo”, é responsável pela direção de Projetos Territoriais, da Agência de Empreendedores Sociais.Das suas anteriores experiências profissionais destaca-se a coordenação do CLDS de Cascais e a dinamização de vários projetos na área de inserção sócio-profissional de populações mais vulneráveis. Integrou também uma Comunidade Prática europeia de Empreendedorismo Inclusivo.Tem formação e experiência na área do Empreendedorismo Social e foi membro dos órgãos sociais de duas Organizações da Sociedade Civil.

Incubadora em Oeiras – 25 de Setembro

Novos Projetos Sociais no Concelho de Oeiras

 Assunção Fernandes – ASSOMADA

Técnica Superior de Serviço Social em regime de mobilidade intercarreiras, na Câmara Municipal de Oeiras, Gabinete de Inserção Profissional (GIP) e no Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII)
Tem como funções principais o apoio e acompanhamento nos processos de regularização de permanência de cidadãos estrangeiros em Portugal no âmbito do Centro Local de Apoio à Integração dos Imigrantes em Carnaxide e articulação institucional com serviços diversos, nomeadamente:

Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, ACIDI – Alto Comissariado para a Integração e Diálogo Intercultural, Serviços Consulares, Embaixadas, Serviços de Notariado, Escolas, Associações, entre outros. Dinamizadora do GIP de Carnaxide, exercendo funções de acolhimento e registo das apresentações quinzenais dos desempregados que recebem o subsídio de desemprego;
Apoio à procura ativa de emprego (elaboração de currículos e cartas de apresentação e encaminhamentos para ofertas de emprego;
Realização de sessões de esclarecimentos / informação sobre as medidas de apoio aos desempregados, promovidas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP);
Divulgação e encaminhamento de desempregados para ações de formação;
Realização de entrevistas de pré-seleção a candidatos que concorrem a ofertas de emprego divulgadas pelo Centro de Emprego de Cascais.

♦ António Moita – Presidente do Oeiras Invest

Licenciado em Direito tendo frequentado a pós- graduação em Direito da Contratação Pública na Universidade Católica Portuguesa. É igualmente graduado em Gestão Empresarial pelo INDEG-ISCTE.
Desde do inicio da sua atividade profissional ocupou vários cargos de direção de empresas no mercado nacional e internacional sendo de destacar:
• Administrador da AMBELIS — Agência para a Modernização Económica de Lisboa, S.A.
• Diretor-Geral Adjunto na ESCOM — Espírito Santo Commerce Ltd (República do Congo);
• Administrador da DRAGAGÉS — Sociedade Gestora de Participações Sociais, SA.
• Diretor Geral Comercial do Banco Standard Totta de Moçambique;
• Diretor no Banco Totta & Açores;
• Consultor (em Angola e Moçambique);
• Diretor no Banco comercial Português;
• Diretor de Comunicação CTT/TLP
Desde 2007 é Diretor no Grupo JCDecaux Portugal acumulando a função de Administrador da JCDecaux Airport Portugal desde Março de 2010.
Desde 2005 é Membro da Assembleia Municipal de Oeiras e em 2010 foi eleito Vice – Presidente da AITECOEIRAS- Associação para a internacionalização, Tecnologia, Promoção e Desenvolvimento Empresarial de Oeiras que deu recentemente lugar à Oeiras Invest – Associação de Promoção e Desenvolvimento de Oeiras de que é atualmente Presidente.
Desde Janeiro de 2014 desempenha igualmente as funções de Coordenador do Grupo de Trabalho para a Reestruturação do Sector Empresarial Local de Oeiras.

 Cristel Lopes – AJUDE

Licenciada em Reabilitação Psicomotora, pela Faculdade de Motricidade Humana (UL), desde cedo que colabora com associações e entidades que se dedicam à área social, educativa e integrativa. Já colaborou em várias organizações (IPSS’s, Associações Juvenis, Associações Estudantis, Organizações de Pais) na construção de novos projetos sociais, onde ganhou gosto e conhecimento pela parte mais organizacional e de gestão. Realizou uma última especialização na área Gestão de Projetos, no Instituto Superior de Economia e Gestão (UL) o que tem vindo a reafirmar a sua vontade enquanto empreendedora social. Já colabora com a AJUDE, Associação Juvenil para o Desenvolvimento, desde 2011, primeiramente como voluntária, de seguida como colaboradora em pequenos projetos quando ainda estava na faculdade, sendo que desde 2013 que é responsável pela coordenação dos serviços e pelo departamento de Inovação e Desenvolvimento.

♦ Vera Abrantes

Vera Lúcia Gonçalves Abrantes  nascida em Lisboa em 1981, licenciada em Publicidade e Marketing em 1999, na Escola Superior de Comunicação  Social, do Instituto Politécnico de Lisboa. Iniciei a minha atividade profissional durante os anos de formação académica, sempre na área comercial tendo trabalhado na industria alimentar (hipermercados), na banca (CGD) e na Indústria farmacêutica ( Jaba Recordatti e Johnson e Johnson), com uma breve passagem por Londres onde trabalhei também como comercial. Ao longo dos anos estive sempre ligada à Assomada, inicialmente como atleta na Pedreira dos Húngaros e mais recentemente como treinadora. Atualmente e desde Janeiro de 2014 abracei um projeto de constituição de uma nova empresa de prestação de serviços na área das limpezas, estética e desporto, numa função que abrange a gestão e a área comercial.

 Gonçalo Rodrigues

Com uma forte atividade associativa em diversas Organizações Nacionais e Internacionais, nomeadamente: AIESEC, Rotary International, Planet Earth Institute e Associação Entremundos (à qual Preside), aproveitou as iniciativas em que colaborou para incrementar as suas relações sociais e capacidades de gestão estratégica em diversos projetos de inovação social, nomeadamente os Polio-plus (erradicação da Poliomielite), REMIX (Design Social) e +Skillz. Percorrendo um caminho formativo ligado às tecnologias de informação, comunicação e inovação, iniciou o seu percurso académico nas licenciaturas de Gestão e Ciências da Comunicação, mantendo posteriormente a ligação à UAL, integrando o seu Corpo Docente bem como da Universidade de Lisboa – ISEG. Cumpriu profissionalmente, diversos desafios em empresas criativas e tecnológicas tal como: Edigma.com, Displax, ICTVR e Invisible Touch (CEO). Integrou a equipa da Agência de Marketing Digital EXCENTRICGREY, nas qualidades de Diretor Comercial e Diretor de Marketing, gerindo as marcas: Vodafone, Nestlé, Microsoft, StarWars, MTV, EDP Renewables, Nokia, EDP, Samsung, Cetelem, Reckit Bekinser, Millennium, Danone, etc. Desempenha actualmente as funções de Partner na Empresa de Tecnologias de Informação, Closer – Consulting.

♦ Frederico Cruzeiro Costa –  SEAgency

É fundador e Presidente da Direção da Agência de Empreendedores Sociais, é licenciado em Gestão de Recursos Humanos pelo ISCTE e Mestrando em Economia Social e Solidária pelo ISCTE-IUL. Pós-graduado em Construção e Gestão Estratégica da Marca/Branding pelo IPAM, possui estudos pós-graduados em Empreendedorismo Social e frequentou um Executive Seminar em Experiential Marketing na Columbia Business School, em Nova Iorque, bem como diversos seminários e workshops internacionais. É Personal Brand Strategist certificado pela Reach (Nova Iorque), orador e formador nas áreas de Empreendedorismo Social, Personal Branding e Desenvolvimento Pessoal, sendo autor de diversos artigos para várias revistas, entre elas, Exame, Marketeer e RH Magazine. Das suas anteriores experiências profissionais destacam-se os cargos de Subcoordenador e Liaison Officer na Missão Presidência Portuguesa U.E 2007, ao serviço do Ministério dos Negócios Estrangeiros, de Diretor de Marketing e Comercial da EspaçoInfor – Powerline Comunications, consultor de Marketing Inteligence na QualiQuanto – Research and Brand Consultancy e Relações Publicas da RH Magazine.

 Tiago Alves

Empreendedor e estratega a full time, desde muito cedo percebeu que a simplicidade é a chave para o sucesso. Acompanha este “awakening” global da nova geração de startups e empresas, ao se empreender no que realmente traz valor às pessoas e ao mundo. Apaixonado por startups, está constantemente à procura das melhores soluções para os problemas do dia a dia, transformando-as num negócio sustentável, escalável e de acesso a todos.”

♦ Ângelo Pereira – Câmara Municipal de Oeiras

Vereador com os pelouros da Modernização Administrativa e Qualidade; Turismo; Juventude e Emprego e Empreendedorismo.

Incubadora em Faro – 22 de Novembro

Novos Projetos sobre o Desperdício Alimentar 

PAINEL DAS ASSOCIAÇÕES

 Marta Teixeira – Refood

Marta Teixeira nasceu em Faro em 1971. Licenciou-se em Gestão de Empresas em 1994, na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Iniciou a sua atividade profissional em 1994 na Globalgarve – Agência de Desenvolvimento SA. Desenvolveu funções na área financeira e de aprovisionamento na Administração Regional de Saúde do Algarve e desde fevereiro de 2005 que desempenha funções nos Serviços Financeiros da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve.

♦ João Amaro – Tertúlia Algarvia

João Luis Amaro, 44 anos, natural de Tavira, é Bacharel em Engenharia Alimentar, Pós-Graduado em Gestão de Projectos e Pós-Graduado em Economia da Inovação e Empreendedorismo. É Presidente da Direção da Tertúlia Algarvia e Sócio-Gerente da Good Moments – Industria Criativa de Cultura e Alimentação Tradicional, Lda. que explora o espaço de restauração e animação turística Tertúlia Algarvia – Vila Adentro, no centro histórico de Faro. Simultaneamente é formador e consultor em empreendedorismo e criação de empresas, e em inovação. Da sua experiência anterior destaca-se o período de 6 anos em que foi Gestor de Projetos no Centro Regional para a Inovação do Algarve (CRIA),  a criação e gestão, durante 9 anos, de duas empresas na área da Segurança Alimentar, os 5 anos em que foi Coordenador Regional do Núcleo do Algarve da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, um período de 2 anos na Indústria Alimentar e um período de 3 anos no IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento.

PAINEL DOS ESPECIALISTAS

 Carla Rosa (Refood Algoz)

Licenciada em Engenharia Alimentar pela Universidade do Algarve, com 10 anos de experiência na Indústria alimentar. Sonhadora e empreendedora, faz parte do projecto Refood na região algarvia, estando a coordenar o Núcleo Refood Algoz-Tunes.

♦ Paula Policarpo

Jurista de formação, é membro da Direção da Associação DARIACORDAR- Associação para a recuperação do desperdício, constituída em Janeiro de 2011. Esta associação, em Abril de 2012, lançou o Movimento de cidadania Zero Desperdício, sob o lema: “Portugal não se pode dar ao lixo”.

EMPREENDEDORES

 Pedro Cebola – CASA (Centro de Apoio ao Sem Abrigo – Del Faro)

Pedro Cebola, formado em engenharia civil pelo Instituto superior Técnico. Entre 1988 e 1992 foi Presidente e Gestor da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico. Entre os anos de 1983 e 1995 foi um dos principais responsáveis pela implementação das politicas de juventude do País, como Director Geral do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis, Presidente das Pousadas de Juventude de Portugal, Presidente da Movijovem e vice presidente do Fundo Europeu da Juventude. Entre 1995 e 2008 desenvolveu um trajecto ligado ao Voluntariado Internacional na India e no Nepal, bem como formou-se em Medicina Ayurvédica tendo trabalhado profissionalmente como terapeuta de Medicinas Alternativas. Entre 2009 e a presente data dedicou-se exclusivamente ao voluntariado, sendo Coordenador Geral  da Delegação do Algarve do Centro de Apoio ao Sem Abrigo, Instituição Particular de Solidariedade Social e Associação de utilidade pública e sem fins lucrativos.

♦ Nuno Alves – Banco Alimentar Contra a Fome

Nuno Cabrita Alves, nascido em Lisboa há 41 anos, licenciou-se em Marketing pela Universidade do Algarve, vindo a concluir diversas especializações, a última das quais em Gestão de Organizações Sociais na AESE – Escola de Direção e Negócios. Trabalhou uma década no setor Agroindustrial, passando posteriormente pela banca/seguros e consultoria empresarial, onde se encontra hoje. Voluntário do Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa, veio em 2006 a ser um dos membros fundadores do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve. Desde que começou a sua atividade em 2007, foi o seu primeiro Coordenador Geral até aos dias de hoje, onde atualmente acumula com a função de Presidente da Direção.

 Marco Formozinho – UAlg

Nasceu em Faro em 1982 e licenciou-se em Educação e Intervenção Comunitária, na Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve em 2004. Desde do fim de 2004 até 2013 esteve na Junta de Freguesia de São Pedro – Faro como técnico responsável pela Acão Social da Freguesia, e como membro de diversas equipas de trabalho em iniciativas de cariz social do Concelho de Faro. Atualmente está ligado à Universidade do Algarve, no âmbito de um projeto de estudo das desigualdades sociais entre freguesias do Concelho de Loulé.

Incubadora em Faro - 06 de Dezembro

Projetos Sociais para o Algarve Central 

PAINEL DAS CÂMARAS MUNICIPAIS

 Sandra Vaz – CM Loulé

Licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, é Chefe de Divisão de Intervenção Social e Voluntariado e Vogal do Conselho Clínico e da Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Algarve e membro de várias unidades ligadas ao apoio social. Foi Técnica Superior de Serviço Social nos Centros de Saúde de Faro, São Brás de Alportel, Portimão e Monchique com funções à mediação familiar na área da saúde. Também trabalhou como Técnica Superior de Serviço Social na Associação Social e Cultural de Almancil.

♦ Andreia Correia – CM Faro

É licenciada em Sociologia pelo ISCTE tendo também concluído uma Pós-Graduação em Serviço Social, pelo outrora Instituto Superior de Serviço Social. Desde 2002 exerce funções no Departamento de Ação Social da Câmara Municipal de Faro, onde apoiou e acompanhou diretamente a coordenação de vários projetos ao nível local executados ao abrigo de Programas de cofinanciamento nacionais e internacionais. Entre outras tarefas, coordena o Núcleo Executivo e assegura a dinamização do Conselho Local de Ação Social de Faro, sendo responsável pela elaboração de uma série de documentos de análise social como a Carta Social do Concelho de Faro. Foi nomeada na qualidade de representante do Município de Faro para o exercício de funções de Juiz Social pelo Tribunal de Família e Menores de Faro.

PAINEL DOS ESPECIALISTAS

 Marco Formozinho – UAlg

Nasceu em Faro em 1982 e licenciou-se em Educação e Intervenção Comunitária, na Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve em 2004. Desde do fim de 2004 até 2013 esteve na Junta de Freguesia de São Pedro – Faro como técnico responsável pela Acão Social da Freguesia, e como membro de diversas equipas de trabalho em iniciativas de cariz social do Concelho de Faro. Atualmente está ligado à Universidade do Algarve, no âmbito de um projeto de estudo das desigualdades sociais entre freguesias do Concelho de Loulé.

EMPREENDEDORES

 Alexandra Luz – Mestrado em GRH

Licenciada em Educação Social pela Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, e pós-graduada em Cuidados Continuados Integrados na Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, da Universidade de Évora. Frequenta o primeiro ano do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos da Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, da Universidade do Algarve. Iniciou a sua atividade profissional em 2012, na valência de Cuidados Continuados Integrados na tipologia de Longa Duração, da Associação Futuro de Garvão, onde organiza e coordena as Atividades de Tempos Livres para crianças e jovens, promovido por esta instituição. Integra a associação Nossa Terra sediada em Aldeia de Palheiros (concelho de Ourique), na qual tem colaborado no projeto Aldeia-Lar – CASA (Centro de Apoio à Solidão na Aldeia) cofinanciado pela Fundação EDP.

♦ Maria Dilénia Oliveira– Mestrado em GRH

Nasceu na Venezuela onde viveu até terminar os seus estudos secundários. Em Portugal estudou na Universidade de Coimbra e terminou a sua licenciatura de Gestão Financeira na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve da Universidade do Algarve, onde frequenta o mestrado de Gestão de Recursos Humanos. Trabalhou em várias empresas, desempenhando funções administrativas e financeiras e foi sócia-gerente de um gabinete de contabilidade. Atualmente encontra-se a trabalhar no Instituto de Emprego e Formação Profissional – Serviço de Formação Profissional de Faro, como Coordenadora do Núcleo de Gestão da Qualificação.

 Sónia Fazenda – Mestrado Educação Social

Licenciada em Sociologia pela Universidade Técnica de Lisboa, passou pelos Serviços Centrais do Instituto Português da Juventude, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, escolas no Barreiro, Baixa-da-Banheira, Setúbal e está no Programa Escolhas desde a sua 1ª Geração. Veio para o Algarve em 2010 onde desempenha funções de Coordenadora de Projeto do Programa Escolhas, no Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão em Portimão. É membro da Comissão de Proteção de crianças e Jovens de Portimão. Tem 2 filhos fantásticos!

♦ Telma Pinela – Mestrado Educação Social

Licenciada em Educação Social, frequenta o Mestrado em Educação Social. Iniciou em 2013 o projeto Encontros com a Arte, tendo como missão a integração de jovens em grupos díspares, promovendo a cidadania e a reflexão critica através das Artes Performativas, estimulando a criatividade. Pertence ao Grupo de Teatro do Oprimido do Algarve. É fundadora da Estrela D’Arte Associação Juvenil de Artes, que tem como objetivo promover o crescimento e a educação dos jovens através das Artes. Atualmente é colaboradora do Protocolo RSI do Gato, onde exerce as funções de Educadora Social.

default
Loading posts...
link_magnifier
#6E787E
on
fadeInUp
loading
#6E787E
off